A melhor época para encontrar os swells mais consistentes e grandes vai de Março/Abril a Outubro. Este período coincide com a temporada de chuvas (inverno nicaraguense), quando as ondulações do quadrante Sul e Sudoeste atingem a costa com mais força. Mesmo fora dessa época, é raro a costa ficar flat, e o surf de verão (novembro a fevereiro) ainda é divertido.
Terra de Lagos e Vulcões: A Nicarágua é conhecida por sua intensa atividade geológica. Você pode praticar volcano boarding (descer o vulcão Cerro Negro de sandboard) ou visitar a histórica cidade colonial de León.
Água Doce com Tubarões: O Lago Nicarágua é o maior lago de água doce da América Central e é famoso por abrigar tubarões-touro, a única espécie capaz de sobreviver tanto em água salgada quanto em água doce (embora hoje sejam raros de se avistar).
Vento Terral Constante: A principal atração para o surf é o vento offshore quase ininterrupto, um fenômeno meteorológico incomum causado pelo Lago Nicarágua, que funciona como um "aspirador" que suga o vento em direção ao Pacífico.
Custo Acessível: A Nicarágua é considerada um dos destinos mais acessíveis da América Central, tornando a surf trip muito mais econômica.